Lama de Aciaria – Maximização de Recursos

Retornar a Lama Grossa de Aciaria para Sinterizaçao ou convertedor compreende-se como uma subutilização do seu conteúdo metálico e amento da recirculação de contaminantes na cadeia produtiva do aço. 


A lama grossa de aciaria é composta, em média, de 50% de ferro metálico, ou seja, aço. O restante dos 50% constituem-se principalmente de CaO , Álcalis e Zinco. O uso indevido da lama grossa de aciaria, ocorre geralmente, como aditivo ao sinterfeed ou como briquete para os convertedores. 

No primeiro caso, o metal contido na lama, que já é aço, retorna como minério ao alto forno, e sera misturado com carbono novamente, perdendo assim, todo o valor agregado que o aço contem. Os contaminantes Zinco e Alcalis, não são retirados da lama grossa de aciaria, e acabam atacando o refratário e os ventiladores dos alto-fornos. 

Quando a lama grossa de aciaria é briquetada e enviada diretamente ao convertedor, o uso do ferro metálico nela contido é mais adequado, porém, os contaminantes presentes na lama aumentam efetivametne a recirculação de rejeitos dentro do convertedor. 

O Isolamento do aço da lama grossa de aciaria, e o uso deste material isolado no convertedor, é a melhor forma de aproveitar o valor agregado do aço contido na lama grossa.

    Voltar