Mercado Internacional de Minério de Ferro

A produção mundial potencial de pelotas de oxido de ferro a partir da lama fina de aciaria chega à 27,5 milhões de toneladas em 2013, porém, grande parte deste material ainda é destinado à aterro.

Aproximadamente 3% de toda produção mundial de Aço por Sopro de Oxigenio, transforma-se em lama fina de aciaria. Este material, rico em óxido de ferro, aproximadamente 55% de sua composição, por encontrar-se contaminado com Zinco e Álcalis, não possui aplicação economica dentro ou fora da cadeia metalúrgica.

A HpM através de pesquisa e desenvolvimento, estabeleceu um processo de limpeza total da Lama Fina de Aciaria, eliminando os contaminantes, e produzindo pelotas de oxido de ferro, com excelente resistência sob redução e redutibilidade de 78%. Esse processo, potencialmente transforma a produção de lama fina de aciaria, na produção potencial de pelotas de oxido de ferro.

A tabela abaixo mostra a produção mundial de aço, e consequente produção de pelotas produzidas a partir da lama fina de aciaria, que é,  em sua maioria destinada à aterro. Essa tecnologia abre portas à melhor utilização dos recursos básicos de produção de aço, e na redução da emissão de CO2 na produção de aço, uma vez que , na lama fina, o ferro apresenta-se pre-reduzido, em sua grande maioria.  

Producão Mundial de Aço em 2013

Produção potencial de Pelotas de Lama Fina de Aciaria

983.524.000

27.538.672


    Voltar